4 de agosto de 2013

Coleção de filmes europeus



Em 2011 foi lançado o projeto editorial “Coleção Folha Cine Europeu”, feito pela Editora Moderna para a Folha de S.Paulo. São vinte e cinco volumes que trazem o Dvd do filme em questão e também textos de apresentação. Esses textos falam sobre o filme, o diretor, os atores e a fotografia. Eu tenho apenas quatro desses volumes: Cinema paradiso, de Giuseppe Tornatore; Morangos silvestres, de Ingmar Bergman; A liberdade é azul, de Krzysztof Kieslowski e Madame Bovary, de Claude Chabrol. Confesso que compraria outros, mas na época resolvi, dentre todos, comprar apenas esses, dois por já conhecer e dois por curiosidade. Meus preferidos – e os que já conhecia – são Morangos silvestres e Madame Bovary.




Gosto muito de coleções. Inclusive, para um post futuro, devo falar sobre meus exemplares da coleção da Abril “Grandes mestres”.

Voltando aos filmes...
Bergman é um roteirista e diretor incrível! Todos os seus filmes transmitem de modo impecável o sonho e a realidade. Ele faz isso sem avisar, sem usar recursos que marquem a passagem de uma atmosfera a outra; isso prende o espectador e o chama a perceber as imagens e construir um sentido com elas. Seus roteiros inserem as personagens numa aura de grande reflexão e isso é extremamente marcante na personagem principal de Morangos silvestres, o professor aposentado Isak, interpretado por Victor Sjöström.

Quanto a Madame Bovary, devo confessar que o filme me despertou curiosidade porque eu já tinha lido o livro – minha edição é a da L&PM Pocket. Emma Bovary, interpretada por Isabelle Huppert, é uma mulher entediada que vive com o pai no campo; casa-se com um médico para enfim sair de casa, mas logo se cansa da rotina... Suas leituras cheias de paixão lhe despertam o desejo de também viver um romance de aventuras. Para isso, como escape para sua vida tediosa, Emma busca a concretização da sua imaginação na figura dos amantes.




Bom, não vou me estender mais falando sobre os filmes em si, no caso, sobre as sinopses. Nesse post eu quis falar sobre a coleção de modo mais geral, apenas apontando algumas das minhas preferências. Mas se quiserem mais detalhes, posso fazer um outro post dedicado a resenhas desses filmes. Qualquer coisa, peçam!


Um comentário:

  1. A folha tem umas coleções muito legais, conheço algumas essa de filme eu vi, mas não tenho.
    Ah! Desses filmes que você comentou eu nunca vi Cinema Paradiso e A liberdade é azul, Morango silvestre e Madame Bovary eu já assisti (Morango silvestre certeza que assisti, Madame Bovary eu acho que sim, não tenho certeza, porem ambos quando era mais jovem - disse o velho, com a palavra: o moço - não me lembro muito bem deles)
    Gostaria que fizesse uma resenha se não der muito trabalho!!!!

    Não precisa fazer só por que eu pedi, se você já estava interessada em fazer, ótimo, quando der!

    xD


    AHHHH! HAHA, esqueci de falar, mas adorei seu post, você sempre surpreendendo, e escreve muito bem. Fiquei curioso com os outros dois filmes que você falou, além de querer rever os dois que mencionei!!!


    Sucesso na faculdade, tudo de bom.

    ResponderExcluir