14 de julho de 2013

Meu primeiro livro e um pouco da história tipográfica

Um dos trabalhos da faculdade nesse semestre que passou foi a produção de um livro em todas as suas etapas... Tive que revisar o texto, ou seja, verificá-lo e corrigi-lo; prepará-lo no programa de edição; imprimir; colar/costurar; escolher os papéis, a fonte, as cores, pensar em cada detalhe e fazer todo o acabamento. Tomou tempo e foi cansativo, mas o resultado me deixou muito contente! Aqui está o primeiro livro editado por mim...



O texto foi retirado do livro Manual tipográfico de Giambattista Bodoni e alterado para que houvessem erros para corrigir. Esse ano traz a comemoração dos 200 anos do tipógrafo Bodoni e esse livro foi também uma forma de homenageá-lo. Só depois de passar um período planejando e produzindo o livro é que nos damos conta - plenamente - de como todo esse processo é trabalhoso e como exige extremo cuidado. Estou feliz por ter escolhido seguir a carreira de editora; ela me deixa sempre perto dos livros!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deve ter dado um puta trabalho fazer um livro, ainda mais quando é estudante. Baseado nos meus professores: eles dão o trabalho, você pergunta como faz e ele desaparece igual o mestre dos magos...

    Com certeza ficar perto dos livros é uma ótima carreira, mas... nesses dias...

    to querendo ficar sempre perto de um cobertor, e meu cobertor também quer um cobertor =p


    Ficou muiiito bom o livro, show!
    Qual dos três é o original e quais você fez?
    Ficou, otimo, lindo!
    Parabens

    ResponderExcluir